terça-feira, 31 de março de 2015

Reunião busca regularização de cooperativa de catadores

A 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú promoveu reunião para discutir a regularização das licenças e alvarás da Cooperativa de Catadores de Balneário Camboriú (Coopermar) e a legitimação da organização como cooperativa local, com sede própria e terreno destinado a executar sua função social e ambiental.

Participaram da reunião representantes diretoria da Cooperativa de Catadores de Balneário Camboriú; da Fundação Nacional da Saúde em Santa Catarina (Funasa-SC); da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol); da Incubadora Social da Univali; da EMASA; e equipe técnica da Prefeitura Municipal.

De acordo com o Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello, a Coopermar foi contemplada por edital da Funasa com R$ 150 mil em equipamentos, ficando a Unisol responsável pelo plano de negócios da cooperativa, assim como de outros 16 empreendimentos de catadores que compõem a rede.

No entanto, para haver o repasse a Coopermar deverá apresentar alvará de funcionamento, Licença Ambiental de Operação e laudo técnico do sistema elétrico de suas instalações, documentos que a cooperativa ainda não tem. Segundo o Promotor de Justiça, será dado o acompanhamento à entidade para que seja feita a regularização de toda a documentação, viabilizando assim o repasse dos equipamentos.

O MPSC agendou ainda uma nova reunião com o procurador do município, Marcelo Freitas, para a próxima semana, dia 8 de abril, a fim de viabilizar compromisso do município em efetuar uma sessão de direito de uso do local onde está instalada a Coopermar pelos próximos 20 anos.