sexta-feira, 10 de julho de 2015

Reunião no MPSC discute revitalização do Rio das Ostras

A revitalização do Rio das Ostras – afluente do Rio Camboriú que passa pelos Bairros da Barra e São Judas – foi tema de reunião promovida pela 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú na manhã desta quinta-feira (09/07).

Participaram da reunião, conduzida pelo Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello, os Secretários Municipais de Obras e do Meio Ambiente, Arlindo Cruz e Osnilda Amorim, o Diretor Geral da Emasa, André Ritzmann, o Subprefeito da Barra, Alex Serrão e representantes da ONG Movimento Pró Natura e da empresa Ambiental Tecnobio.

Na reunião foi debatido o procedimento instaurado pela 5ª Promotoria de Justiça, que visa a recuperação das funções naturais do Rio das Ostras, a montante e a jusante do curso, além de realização de um diagnostico de vazões do corpo hídrico, recuperação da mata ciliar em áreas de proteção permanente e identificação imediata das ligações de esgotos clandestinos desde a nascente até a foz do Rio das Ostras. “Tudo a fim de futuramente se obter uma fonte natural que poderá abastecer a comunidade local e vizinha de acordo com sua capacidade”, complementou o Promotor de Justiça.

O diretor da Emasa observou a importância de um diagnóstico mais profundo acerca da captação de água junto a nascente do Rio das Ostras, sobretudo de sua vazão, a fim de aferir em curto a médio prazo as reais condições do rio e a viabilidade da captação desejada. André Ritzmann colocou, ainda, que tem pesquisado acerca da dessalinização da água e acredita que possa ser a melhor alternativa de renovada fonte. “Além de termos a partir dessa técnica fonte quase que infinita, ainda poderíamos produzir sal, como fazem em Curaçau e outros países”, disse o Diretor da Emasa.

Na reunião, foi definido que a ONG Pró Natura irá realizar, gratuitamente, um diagnóstico ambiental das margens do Rio das Ostras para, juntamente com um estudo social já existente feito pela EMASA, instruir as medidas a serem adotadas para revitalização do curso d'água. No próximo dia 15, às 10 horas, representantes dos órgãos envolvidos irão realizar uma visita técnica in loco, junto com a Vigilância sanitária, para identificação de pontos de esgoto clandestino lançado irregularmente no Rio das Ostras.