sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Reunião inicia processo eleitoral para Comitê Gestor da APA Costa Brava

Foi marcada para dia 26 de fevereiro a Audiência Pública que inicia o processo para eleger os representantes da sociedade no Comitê Gestor da Área de Preservação Ambiental da Costa Brava.

Na reunião, promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Ministério Público Federal (MPF), será apresentado o edital que regrará as eleições e que estabelece as condições e prazos para os candidatos.´

A audiência pública é aberta a toda a sociedade e será realizada no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Balneário Camboriú, na Rua das Floras, no Bairro dos Estados), a partir das 9h30min horas.

De acordo com o Presidente da Comissão Eleitoral, Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello o edital estabelece critérios claros para a legitimação da seleção dos representantes, resguardando razões de proporcionalidade, legitimidade com os objetivos da APA e representação dos diferentes segmentos da sociedade.

Assim, uma comissão de análise composta por membros do MPSC, MPF e Município de Balneário Camboriú irá verificar se as entidades cadastradas no processo eleitoral atendem aos critérios estabelecidos e homologará as candidaturas.

Uma das principais atribuições do Conselho Gestor será a elaboração de um Plano de Manejo para a Costa Brava, instituindo as regras a serem impostas às praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Pinho, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas de uso dos recursos naturais da área de preservação.

A Área de Preservação Ambiental da Costa Brava foi criada por decreto municipal no ano 2000, como medida de compensação estabelecida pela FATMA, em decorrência dos impactos ambientais registrados pela implantação da Rodovia Turística Interpraias em Balneário Camboriú.

Cronograma eleitoral

  • 26/02 - divulgação edital 
  • 26/02 a 26/03 - prazo para cadastramento de instituições interessadas
  • 30/03 - homologação do deferimento ou indeferimento das instituições interessadas
  • 01 a 13/04 - prazo para recursos da homologações indeferidas
  • 20/04 - decisão sobre os recursos e convocações para a eleição
  • 05/05 - eleição
  • 20/05 - posse do novo conselho gestor da APA Costa Brava