quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Estado deve zerar lista de espera por prótese auditiva em Balneário Camboriú

Foi deferida pela Justiça a medida liminar requerida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para determinar ao Estado de Santa Catarina que forneça próteses auditivas a todos os pacientes de Balneário Camboriú quer aguardam em lista de espera pelo equipamento.

Conforme requereu a 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, que atua na área da cidadania e direitos humanos, a liminar deferida definiu o prazo de 90 dias para que a fila de espera - que em setembro contava com 233 pacientes, alguns aguardando a mais de um ano – seja atendida, com prioridade para os pacientes idosos.

A ação civil pública que requereu a medida liminar foi ajuizada a partir da representação de uma idosa que aguardava desde março deste ano pela prótese auditiva, sendo que o Estado fornece apenas seis equipamentos por mês para os pacientes de Balneário Camboriú.

Diante dos fatos apresentados pelo MPSC, a medida liminar foi deferida pelo Juízo da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Balneário Camboriú, que estipulou a multa diária de R$ 5 mil para o caso de descumprimento da determinação. A decisão é passível de recurso.