sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Investigação da Operação Trato Feito terá continuidade na Procuradoria-Geral de Justiça

O Procedimento do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) relativo à Operação Trato Feito será remetido à Procuradoria-Geral de Justiça em Florianópolis. Durante o Procedimento de Investigação Criminal (PIC) instaurado pelo Promotor de Justiça Jean Michel Forest, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, foi identificado o possível envolvimento, nas situações investigadas, de um agente público com foro privilegiado.

Quando se observa a possibilidade de crime com o envolvimento de uma pessoa com foro privilegiado a investigação deve ser feita, obrigatoriamente, pelo Procurador-Geral de Justiça. Da mesma forma, os processos judiciais, como os de busca e apreensão e de prisões realizadas durante a operação, devem ser enviados do Fórum da Comarca para o Tribunal de Justiça.
O Ministério Público não fornecerá mais informações nesse momento para não prejudicar o andamento das investigações.

Operação Trato Feito


O GAECO realizou a operação Trato Feito em 15/9, para cumprir 11 mandados de prisão temporária, três mandados de prisão preventiva, 29 mandados de busca e apreensão em residências, órgãos públicos e empresas, além de uma decisão judicial de suspensão das funções de um agente público. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Araquari, Florianópolis, Porto Belo e Tijucas.

As investigações abrangem crimes de corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa, peculato, tráfico de influência, fraudes em licitações, associação criminosa, dentre outros delitos. As investigações abrangeram obras realizadas na cidade de Balneário Camboriú. Também foram identificados crimes relacionados a facilidades concedidas no licenciamento a empresas de construção civil, com envolvimento de empresários e servidores públicos, bem como mudanças na legislação que beneficiaram obras no setor privado de empresas de construção civil.


Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
(48) 3229.9010
midia@mpsc.mp.br