quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Na Semana Lixo Zero, Promotoria de Justiça promove encontro para tratar de reciclagem e responsabilidade social

A 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, com atribuição na área do meio ambiente, promove nesta quinta-feira (06/11) encontro envolvendo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Balneário Camboriú (Coopemar), Projeto ECO Cidadão, autoridades municipais e especialistas para tratar da adequada coleta e destinação dos resíduos sólidos e responsabilidade social.

O encontro faz parte da Semana Lixo Zero 2014, organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com diversas entidades, entre elas o MPSC por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú. As atividades, de caráter multidisciplinar, são realizadas em diferentes locais e voltadas para diversos públicos nas cidades de Balneário Camboriú, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Joinville, Lages.

Na abertura do encontro, que será realizado no Salão do Júri do Fórum da Comarca a partir da 9h30, representantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis farão um relato de sua rotina e das dificuldades encontradas em seu trabalho. Na sequência, a ONG ECO Cidadão apresentará os projetos que desenvolve no município com foco na reciclagem de materiais e economia solidária. O prefeito Municipal fará o encerramento das atividades da manhã, falando sobre o tema.

O encontro retorna às 14h, com a apresentação do projeto desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Arthur Eduardo Becker Lins para a Central de Triagem da Várzea do Ranchinho. Em seguida a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, explicará as medidas adotadas pelo município com relação ao destino correto do lixo.

Após, o ambientalista Carlos Santos apresentará um panorama da situação atual com relação ao destino correto do lixo no município e o engenheiro ambiental Jackson Fávero falará dos reflexos da política adotada para o destinho dos resíduos e saneamento básico.

O Promotor de Justiça da área do meio ambiente em Balneário Camboriú, André Otávio Vieira de Mello, finaliza o encontro falando sobre a obrigação legal de proteger o meio ambiente, a importância da prevenção e conscientização com planejamento participativo, propondo uma reflexão sobre a sustentabilidade turística e as oportunidades e desafios do município.