quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Neste ano, o MPSC já registrou 245 casos de violência contra a mulher em Balneário Camboriú.

De acordo com o último levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Santa Catarina tem 286 agressores presos em decorrência da Lei Maria da Penha. A atuação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nestes casos tem sido fundamental. No ano de 2012, o MPSC ofereceu 5.758 denúncias contra agressores que praticaram crimes no âmbito da Lei Maria da Penha. Já em 2013, foram 6.867 denúncias, representando aumento de 19,26%. No primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 3.644 denúncias por tais crimes.

O número de condenações criminais também evoluiu. No primeiro semestre deste ano foram 709 condenações, número superior ao do mesmo período de 2013 - 554 condenações, representando um aumento de 28%. No ano de 2013, foram realizados nove julgamentos de agressores perante o Tribunal do Júri relacionados à Lei Maria da Penha. Já no primeiro semestre deste ano, ocorreram cinco sessões do Tribunal do Júri na mesma situação.


Balneário Camboriú


Em Balneário Camboriú, a 8ª Promotoria de Justiça - com atuação nos casos que envolvem a Lei Maria da Penha -. iniciou, somente em 2014, 245 novos procedimentos para apurar casos agressão doméstica familiar. No mesmo período, foram denunciados à Justiça 129 agressores. Das denúncias apresentadas, uma foi por crime contra a vida e 86 por lesão corporal. 

Para o Promotor de Justiça Isaac Sabbá Guimarães, titular da 8ª Promotoria, a Lei Maria da  Penha deve ser concretizada em muitos sentidos: no aspecto preventivo, com boas campanhas educacionais; no aspecto de tratamento, com políticas municipais e de assistência à mulher e seus dependentes vítimas de violência doméstica e no aspecto ressocializador, com abordagens sobre o infrator. "Sob esta perspectiva, a via penal parece ser apenas uma das diversas que a Lei faculta ao agente político - incluindo os Conselhos Municipais da Mulher - e ao operador do Direito", conclui o Promotor de Justiça.

Para recorrer ao MPSC em casos de violência doméstica, ligue para 180, a Central de Atendimento criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. As informações são repassadas aos Promotores de Justiça com atuação na área para que eles apurem os fatos. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas e encaminhadas 186 denúncias em todo o Estado.

O 180 é uma Central de Atendimento que fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. A vítima é informada sobre seus direitos e os tipos de estabelecimentos que poderá procurar. Conforme o caso, a Central encaminha a demanda para que os órgãos competentes iniciem um processo de investigação e tratamento.

A ligação gratuita pode ser feita por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados, e as atendentes são capacitadas e treinadas para receber a denúncia e realizar o atendimento. Em março de 2014, o Ligue 180 transformou-se em disque-denúncia, com capacidade de acionamento imediato da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Campanhas


O Ministério Público de Santa Catarina integra duas campanhas nacionais relacionadas à Lei Maria da Penha: "Campanha Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher" e "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte".

A campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte" é resultado da cooperação entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Justiça. Tem como objetivo unir e fortalecer os esforços nos âmbitos municipal, estadual e federal, para dar agilidade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha.

Desde a sua criação, a campanha vem contribuindo para a disseminação do tema, por meio do portal http://www.compromissoeatitude.org.br, e promovendo ações efetivas e pontuais com auxílio de parceiros e apoiadores. O serviço do disque-denúncia "Ligue 180" é uma das ações impulsionadas pela campanha.

Já a campanha "Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher" foi desenvolvida pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), entidade da qual o Ministério Público de Santa Catarina faz parte, inclusive com representação na Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, para ampliar e auxiliar no combate ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher, promovendo ações de prevenção, esclarecendo a sociedade e estimulando o oferecimento de denúncias, buscando proteger a vítima e punir os agressores.



Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC